O vereador Elias Ishy (PT) foi homenageado, nesta terça-feira (28) , como parceiro institucional da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A homenagem foi entregue durante sessão solene, proposta pelo vereador Franklin Schmalz (PT), alusivo aos 20 anos de criação da Universidade, realizada no auditório da unidade I.
Durante a solenidade, os vereadores entregaram ao reitor da instituição, prof. Jones Dari Goettert, o Diploma de Jubileu de Porcelana, em reconhecimento de duas décadas de história e fortalecimento do ensino superior público, gratuito e de qualidade na região da Grande Dourados.
Além dos vereadores, também foram homenageados servidores antigos e atuais que contribuíram para que a UFGD se tornasse um espaço de produção de conhecimento, inclusão social e valorização da diversidade.
Para o vereador Elias Ishy, a homenagem representa o compromisso do Governo Lula com o ensino público gratuito, fruto do empenho de todos aqueles que fizeram parte da criação da Universidade. “A UFGD nestes 20 anos cumpre o seu papel de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, priorizando o ensino de qualidade, mesmo diante de tantas dificuldades enfrentadas em anos anteriores”, considera o vereador.
Ao todo a Universidade Federal da Grande Dourados conta com mais de 12 mil alunos formados nos diversos cursos de graduação, com destaque para mulheres (praticamente 60% do total) e indígenas (em torno de 550), com participação importante da FAIND, com 400 concluintes. No mesmo tempo, foram formados mais de 3.500 mestres e mais de 750 doutores nos diversos programas de pós-graduação, além de dezenas de cursos de aperfeiçoamento, especialização e residência.
Fizeram parte da composição da mesa, o reitor da UFGD, prof. Jones Dari Goettert, a vice-reitora, profª Claudia Gonçalves de Lima, o promotor de Justiça do MPE, drº João Linhares e os vereadores Franklin Schmalz, propositor da solenidade e o vice-presidente da Câmara de Dourados, Inspetor Cabral. O evento também contou com a presença dos professores Laerte Tetila e Damião Duque de Farias, que eram, respectivamente, prefeito de Dourados e reitor da universidade à época.
Mín. 13° Máx. 33°