Terça, 29 de Julho de 2025
8°C 21°C
Dourados, MS

Inspetor Cabral reforça necessidade de segurança em unidades de saúde de Dourados

Vereador do PSD quer garantir segurança de pacientes e profissionais depois que facas foram encontradas nas dependências da UPA

28/07/2025 às 14h39 Atualizada em 28/07/2025 às 14h41
Por: Redação Fonte: Câmara de Dourados - MS
Compartilhe:
Vereador Inspetor Cabral (PSD) na UPA de Dourados (Foto: Assessoria/CMD)
Vereador Inspetor Cabral (PSD) na UPA de Dourados (Foto: Assessoria/CMD)

Na última sexta-feira (25), o vereador Inspetor Cabral (PSD) visitou três unidades de saúde de Dourados após novos episódios de ameaças, agressões verbais e até físicas contra servidores da saúde.

O parlamentar reforçou a necessidade urgente de medidas concretas para garantir a segurança de pacientes e profissionais, diante da crescente onda de incitação à violência nas unidades de atendimento.

Cabral já havia protocolado requerimento à Secretaria Municipal de Saúde questionando a permanência da ala psiquiátrica dentro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), além de solicitar anteriormente segurança fixa em unidades que atendem casos de maior complexidade.

A preocupação do vereador se intensificou após a constatação de duas facas encontradas nas dependências da UPA, recentemente. “Não vamos admitir a incitação ao ódio contra os servidores da saúde. A cidade enfrenta uma onda preocupante de violência contra esses profissionais, que estão ali para cuidar da população. A omissão diante desses casos não pode continuar”, afirma.

Durante as visitas de sexta, o vereador esteve no CSU do Jardim Água Boa, onde uma médica foi ameaçada e agredida verbalmente por um paciente. Cabral já adiantou que denunciará o caso à Secretaria de Saúde e a demais órgãos competentes para que providências sejam tomadas com urgência.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recentemente foram registradas duas agressões contra uma técnica de enfermagem, uma delas sofreu um chute no rosto durante o atendimento, o cenário também é preocupante. Na mesma semana, um paciente da ala psiquiátrica tentou atear fogo em si e na própria unidade.

Outro ponto visitado foi a UBS do Jóquei Clube, que também enfrentou momentos de tensão na semana anterior, quando um paciente ameaçou servidores e outros usuários da unidade. “O que mais precisa acontecer para que medidas reais sejam adotadas? Vamos esperar uma tragédia para então agir?”, questiona Cabral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários