
Secretaria de Saúde foi a primeira instituição a acolher a Fiocruz no Estado e mantém cooperação estratégica em ensino, pesquisa, inovação e fortalecimento do SUS
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) participou, segunda-feira (22), da inauguração da nova Sede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em Campo Grande. A nova estrutura amplia a capacidade científica da instituição no Estado e reforça a integração entre pesquisa, inovação e SUS (Sistema Único de Saúde), consolidando uma parceria construída ao longo de quase duas décadas.
O Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou o papel estratégico da Fiocruz diante das transformações econômicas e sociais vividas por Mato Grosso do Sul.
"Não haverá crescimento sustentável sem qualidade de vida. Não haverá prosperidade econômica sem uma população saudável", afirmou.
A nova sede fortalece a atuação da Fiocruz em um território considerado estratégico pela sua biodiversidade, interculturalidade e posição geográfica de fronteira, ampliando a capacidade de desenvolvimento de estudos e ações voltadas à saúde da população sul-mato-grossense e brasileira.
Parceria construída desde os primeiros passos
Durante a cerimônia, a coordenadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Jislaine de Fátima Guilhermino, ressaltou que a SES foi a primeira instituição a acolher a Fiocruz no Estado, ainda nos primeiros anos de implantação da unidade.
"A SES foi a nossa primeira casa. Desde os tempos da Escola de Saúde Pública, desenvolvemos uma parceria histórica e extremamente importante, especialmente nas áreas de educação e qualificação profissional", enfatizou.
Segundo Jislaine, a cooperação entre as instituições se expandiu ao longo dos anos e hoje contempla ações nas áreas de saúde digital, pesquisa, formação profissional e resposta a emergências em saúde pública.
Durante a pandemia da Covid-19, a parceria entre Fiocruz, SES, municípios e diversas instituições resultou na constituição de uma ampla força-tarefa para o enfrentamento da emergência sanitária.
"Entregamos hoje muito mais do que um prédio. Entregamos um espaço dedicado à construção de redes de colaboração, à produção de conhecimento e ao fortalecimento do SUS", destacou a coordenadora.
Ciência para responder aos desafios do desenvolvimento
Ao representar o Governo do Estado, Maurício Simões ressaltou que Mato Grosso do Sul vive um intenso processo de industrialização, diversificação econômica e atração de investimentos, cenário que impõe novos desafios à saúde pública.
O secretário citou empreendimentos instalados em municípios como Ribas do Rio Pardo, Inocência e Bataguassu, que demandam monitoramento constante dos impactos sociais e sanitários decorrentes do crescimento econômico.
"Nesse contexto, a presença da Fiocruz em Mato Grosso do Sul torna-se ainda mais estratégica", afirmou.
Para o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira, a nova sede simboliza um modelo de atuação baseado na cooperação institucional e na integração entre ciência, inovação e desenvolvimento social.
"A pandemia demonstrou que os desafios da saúde ultrapassam fronteiras nacionais. Precisamos fortalecer permanentemente o SUS, a ciência e a capacidade nacional de produção de conhecimento", afirmou.
Moreira também destacou que temas como mudanças climáticas, envelhecimento populacional, emergências sanitárias e os impactos da Rota Bioceânica exigem respostas cada vez mais integradas entre governos, instituições de pesquisa e sociedade.
Legado para o SUS
Instalada em área compartilhada com a Embrapa Gado de Corte, a nova sede é resultado de anos de articulação institucional, apoio parlamentar e cooperação entre diferentes parceiros.
A estrutura foi concebida para integrar as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Fiocruz, permitindo o compartilhamento de equipamentos, tecnologias e competências entre diferentes grupos científicos, além de otimizar recursos públicos.
"Esta estrutura está aberta aos nossos parceiros e à sociedade sul-mato-grossense. Este é um legado para o SUS e para toda a população de Mato Grosso do Sul", concluiu Jislaine.
André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima