Quinta, 12 de Fevereiro de 2026
20°C 33°C
Dourados, MS

Prefeitura orienta pais de alunos da Educação Especial das escolas indígenas

Núcleo de Educação Especial recebe familiares e apresenta esclarecimentos acerca da organização dos serviços, das atribuições dos profissionais de ...

12/02/2026 às 11h27
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Dourados - MS
Compartilhe:
Pais de alunos da Educação Especial na Reserva Indígena de Dourados participam de reunião na Secretaria Municipal de Educação.Divulgação/Assecom
Pais de alunos da Educação Especial na Reserva Indígena de Dourados participam de reunião na Secretaria Municipal de Educação.Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados reuniu pais de estudantes da Educação Especial das escolas indígenas para discutir melhorias no ensino ofertado pela Secretaria Municipal de Educação aos alunos que precisam de atenção especial. O encontro com familiares envolveu o Núcleo de Educação Especial e o Núcleo de Educação Indígena, na tarde de terça-feira (11), no Centro Administrativo Municipal. “Temos um diálogo permanente com as famílias que precisam receber orientações ou discutir melhorias na metodologia de ensino da rede municipal e com os pais de alunos da Educação Especial esse cuidado é ainda maior”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.

A reunião com os familiares dos alunos indígenas contou com a participação do coordenador do Núcleo de Educação Especial, professor Kaio Barcelos e a professora Alexandra Pereira, além do coordenador do Núcleo de Educação Indígena, professor Jerry Skee e o secretário-adjunto de Educação, José Vicente Tardivo. Todos receberam e discutiram as demandas relacionadas ao atendimento educacional ofertado para os alunos indígenas da Educação Especial. “Esses diálogos são fundamentais para o aprimoramento das políticas educacionais, sobretudo para estudantes que exigem uma atenção especial do poder público”, ressalta José Vicente Tardivo.

Durante a reunião os familiares apresentam questionamentos específicos em relação a contratação de professores para o atendimento de seus filhos. “O Núcleo de Educação Especial apresentou esclarecimentos sobre a organização dos serviços, das atribuições dos profissionais de apoio e dos trâmites administrativos referentes à contratação e designação de profissionais habilitados”, explica José Vicente Tardivo. “Foi demostrado que a Secretaria Municipal de Educação tem adotado as providências necessárias para garantir o suporte adequado aos estudantes, respeitando os critérios legais e os procedimentos institucionais vigentes”, completa o secretário-adjunto.

José Vicente Tardivo ressalta que o diálogo foi conduzido de forma colaborativa, assegurando espaço para que as famílias expusessem suas considerações e questionamentos. “A atuação integrada entre o Núcleo de Educação Especial e o Núcleo de Educação Indígena reforça o compromisso da gestão Marçal Filho com a garantia do direito à educação inclusiva, considerando as especificidades socioculturais das comunidades indígenas”, enfatiza.

Ao final da reunião, as famílias registraram a compreensão quanto às informações e esclarecimentos prestados, evidenciando a importância do diálogo institucional como estratégia de fortalecimento das políticas públicas de Educação Especial no contexto das escolas indígenas. “A Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso com a  inclusão escolar, a equidade e o atendimento qualificado aos estudantes público da Educação Especial, assegurando acompanhamento técnico e ações articuladas entre os diferentes setores”, finaliza José Vicente Tardivo.

A Prefeitura de Dourados mantém 3.457 alunos matriculados nas escolas municipais da Reserva Indígena de Dourados. São 236 professores em salas de aula, sendo 125 professores efetivados por concurso público e outros 117 contratados para atender as necessidades das escolas indígenas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários