Quarta, 04 de Fevereiro de 2026
21°C 31°C
Dourados, MS

Vereadora Marinalva Farias propõe programa de ecoterapia para alunos da APAE de Caarapó

A vereadora Marinalva Farias da Costa (PSDB) apresentou, durante sessão da Câmara Municipal de Caarapó, um requerimento solicitando à prefeita Ma...

18/08/2025 às 14h02
Por: Redação Fonte: Câmara de Caarapó - MS
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Caarapó - MS
Foto: Reprodução/Câmara de Caarapó - MS

A vereadora Marinalva Farias da Costa (PSDB) apresentou, durante sessão da Câmara Municipal de Caarapó, um requerimento solicitando à prefeita Maria Lurdes Portugal (PL) a implementação de um programa de ecoterapia voltado aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) ou, de forma alternativa, para todo o município.

Na proposta, a parlamentar sugere que o projeto seja desenvolvido em parceria com a Polícia Militar Ambiental, aproveitando a experiência e os recursos da corporação para garantir a efetividade da iniciativa.

De acordo com a vereadora, a ecoterapia, também conhecida como equoterapia quando envolve cavalos, é uma prática terapêutica reconhecida nacionalmente por seus benefícios físicos, emocionais e sociais. Segundo a justificativa apresentada por Marinalva Farias, o método pode auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, postura, comunicação e autoconfiança de pessoas com deficiência, além de promover a inclusão social e contribuir para a redução do estresse.

“A implantação de um programa de ecoterapia na APAE de Caarapó ou mesmo em âmbito municipal representaria um avanço importante no atendimento às pessoas com deficiência, impactando de forma positiva a qualidade de vida não apenas dos alunos, mas também de suas famílias”, destacou a vereadora.

Marinalva também ressaltou a relevância da parceria com a Polícia Militar Ambiental, que poderia oferecer suporte técnico e estrutural para a criação de um projeto sustentável e eficaz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários