Em reunião realizada nesta segunda-feira (7), à tarde, na Governadoria, o prefeito Marcos Calderan, acompanhado de sua equipe técnica e vereadores, definiu para a segunda fase do MS Ativo Municipalismo obras de pavimentação e drenagem no loteamento Ilha Bela 3, na extensão da avenida João Pedro Fernandes e na perimetral norte. As obras fazem parte de um conjunto de ações voltadas para a melhoria da infraestrutura e serviços públicos da cidade, com o apoio do Governo do Estado.
No encontro, o governador Eduardo Riedel declarou que a decisão em comum acordo com representantes do legislativo municipal mostra o grau de maturidade e de compreensão sobre as necessidades de Maracaju e da população. "Há uma convergência clara entre as necessidades locais e os investimentos estaduais, especialmente na área de infraestrutura. Outra frente importante é a pavimentação urbana, essencial para garantir qualidade de vida onde já existem moradias.Além disso, os investimentos em saneamento básico já em execução, dentro da meta estadual de universalização do serviço em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Esses esforços refletem o compromisso do Estado e da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a melhoria concreta das condições de vida da população", acrescentou.
O prefeito Marcos Calderan agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado. "Acredito que esse momento é muito importante. Hoje pela manhã, estávamos reunidos com os vereadores e priorizando as obras. Me sinto muito honrado com a presença de tantos deputados estaduais e federais. Cada um de vocês demonstra respeito e carinho por Maracaju. Quando falamos de recursos, estaduais e federais, eu sempre reconheço com gratidão o trabalho da Assembleia Legislativa, que viabiliza recursos importantes. A atuação dos deputados estaduais tem sido fundamental para que o Governo do Estado execute projetos de grande porte", ressaltou.
Entre as obras já concluídas, destacam-se a revitalização do Centro de Educação Profissionalizante (CEPE) Simão Rocha e do CEPE Roberto de Oliveira, ambas pela Agesul. Também foram realizadas reformas em diversas escolas estaduais, como a reforma parcial das escolas estaduais Manoel Ferreira de Lima e Cambaraí, além da instalação de um gerador fotovoltaico na mesma unidade escolar. A construção de alojamentos e a reforma da Escola Estadual Cívico-Militar Coronel Lima de Figueiredo também fazem parte do pacote de melhorias.
Além disso, a Agehab contribuiu com a construção de 41 unidades habitacionais e a Sanesul com a implantação do sistema de abastecimento de água no município.
No que diz respeito às obras em andamento, o município se beneficia da pavimentação asfáltica e drenagem em pontos estratégicos, como na interseção da MS-162 e no prolongamento da avenida João Pedro Fernandes.
A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) também está trabalhando na implantação de uma pista de pouso e áreas operacionais no aeródromo municipal. Ainda por meio de convênio entre o Estado e município, está sendo realizada a construção da Praça Central no Distrito de Vista Alegre.
Ainda em parceria com a Agehab, estão sendo construídas 10 unidades habitacionais e, em outro convênio, mais 109 unidades habitacionais estão em execução.
Também participaram da reunião os deputados federais Beto Pereira e Geraldo Resende, os (deputados) estaduais Gerson Claro, Jamilson Name, Mara Caseiro, Zé Teixeira, Márcio Fernandes, Roberto Hashioka, Renato Câmara, Zé Teixeira, coronel Davi e Pedrossian Neto, além do secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
Mín. 11° Máx. 25°